terça-feira, 8 de março de 2011

Continuando - Atualizado

Mais uma vez a Unidos da Tijuca
fez uma excelente apresentação.
É Carnaval no Brasil. Nesse longo feriado assisti aos desfiles de algumas escolas de samba e realizei "longas reflexões de cinco minutos" sobre o blog. Percebi algumas coisas:


A fonte Comic Sans MS, é uma das mais detestadas no mundo. Por outro lado, é uma de minhas favoritas e é a que venho utilizando no blog. Muitos disseram que não gostaram de ler meus textos com essa fonte. . Foi aí que percebi que fontes podem separar pessoas... E que sempre há um motivo pra gente chata justificar as próprias chatices. Pesquisando mais sobre a fonte, descobri que ela causou muita polêmica desde sua criação, em 1994. Continuando minha pesquisa sobre as controvérsias encontrei, dentre outros, os seguintes motivos:

  1. Tem MS no final, ou seja, "MicroSoft". Isso significa que muitos não gostam da fonte porque foi criada por um funcionário da Microsoft;
  2. É muito infantil, porque foi elaborada a partir de revistas em quadrinhos. Isso significa que adultos não deveriam gostar de tais fontes;
  3. Não é adequada para tratar de assuntos sérios, porque é difícil de ler! (Meu Deus! Ainda não sei exatamente o que isso significa, porque é muito absurdo!).
Já diz tudo!
Por outro lado, uma pesquisa recente mostrou que ler em fontes menos simples, como a Comic Sans MS, ajuda a reter mais informações de um texto. Considerando que eu já gostava da fonte, que foi criada tendo Watchmen como uma das inspirações e que ela ajuda a reter o conteúdo de um texto, decidi mantê-la nas postagens.

Outra coisa que refleti "longamente por cinco minutos" foi o conteúdo do que seria postado. O blog segue as seguintes regras:
  1. Apenas posts sobre assuntos que poderão ser lidos depois de alguns anos e continuem fazendo sentido ou passando uma mensagem "atual";
  2. O post deve poder ser lido em qualquer lugar do mundo e fazer sentido. 
Todo mundo ri quando eu digo isso (até eu pra falar a verdade). Essas duas regras devem ser levadas à sério... Mas nem tanto! Vejam o caso do post do isqueiro que se transforma numa motoca. É um assunto que poderá ser lido em qualquer lugar do mundo e depois de muitos anos, mas continuará fazendo sentido. Ainda assim, é um assunto no mínimo tolo.

Os bons textos servem
para qualquer pessoa,
em qualquer época.
Quero dizer, essas duas regras não deveriam assustar ninguém. E ler em qualquer lugar do mundo não quer dizer ler em português. Isso é uma situação hipotética, na qual alguém usou um tradutor de textos ou por acaso estuda português e encontrou este blog... Enfim, existem muitas possibilidades. O que importa aqui é a intenção da regra, e não a efetivação, no caso de alguém de outro país que não seja de língua portuguesa ler este blog.

Por fim, estou convidando outras pessoas para escreverem no blog, mas não tem sido fácil. A idéia de colaboração parece não combinar com o significado da palavra "blog". Bem, é o que tenho percebido. Muitos veem blogs como espaços personalíssimos. Mas não é bem assim que vejo. Inclusive há o recurso de incluir colaboradores, e no momento contamos com dois aqui. Por enquanto, só um deles postou, mas já é alguma coisa.

Dois ou mais cérebros
pensam melhor que
apenas um.
Pretendo incluir amigos, parentes etc., todos como colaboradores, para publicarem qualquer conteúdo que eles considerem relevante, seja útil para alguma coisa ou não. Quero destacar que os colaboradores postam o que quiserem, com a formatação que preferirem. Não vou interferir nisso, contanto que o conteúdo siga as regras e não envolva picuínhas pessoais.

Isso é tudo até aqui. Espero melhorar o blog com o tempo, de preferência em breve. Sei que parei por muitos dias, mas assunto não falta, e nem rascunhos prontos heheh! Hei de postar mais coisas em breve.

P.s.: Apesar de ter afirmado que usaria Comic Sans MS, qualquer post incluído na categoria de "Mensagens Pessoais" será escrito na fonte padrão. =D

[ATUALIZAÇÃO] Eu me rendo. Depois de uma reflexão maior do que 5min; depois de alguns meses pensando melhor, vou passar a utilizar Verdana mesmo :-)

Como o blog ainda está sendo elaborado; como ainda estou aprendendo a utilizar os recursos (inclusive andei estudando html); como tudo ainda é, digamos, provisório, manterei a decisão de padronizar tudo com a fonte Verdana. Mudarei aos poucos.

Lendo novamente este post, acho que ele está bom e passa algumas ideias interessantes. Prefiro escrever atualizações à parte do que alterá-lo.

3 comentários:

  1. Adorei esse papo de letra!!!

    Às vezes, eu me apego a detalhes e por isso demoro um tempão escolhendo um fonte ou uma imagem para por em algo que eu queira expressar... (Da mesma forma que às vezes eu fico doida atrás de uma música capaz de sintonizar-se com meu sentimentos). Até uma hora que percebi que existe um padrão na forma das fontes para que a leitura seja mais fácil de ser feita, o que acaba tornando-as todas muito parecidas. Isto que dizer que as fontes que imitam a escrita manuscritas e as mais diferentes ficam cansativas em um texto longo. Mas acho que a comic sans é uma exceção.

    Minha opinião sobre a bendita fonte é que ela passa um ar informal e descontraído, sendo inadequada para ser utilizada em documentos mais sérios, porém ela é uma das poucas que dá um ar diferente - e personalidade - para o texto sem torná-lo cansativo para os olhos.

    Mila

    ResponderExcluir
  2. Contiando:

    Quandoas regras de postagens eu tenho uma crítica: existe um comicidade única nas piadas que se utilizam de informações específicas ou locais!

    Eu não se é porque ela se utiliza maliciosamente de um informação que só um grupo sabe, mas é engraçado.

    Que nem uma vez que li um livro que falava da relação pai-filho com um humor negro, ele utilizava a Carla Perez como exemplo de mulher gostosa e burra, hoje em dia a pessoa poderia não entender quando lesse, mas naquele época fazia todo sentindo!

    To com preguiça de explicar...

    Beijos

    Camila LF

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi o que você quis dizer.

    Mas ainda assim a piada faria sentido, caso alguém explicasse alguns detalhes, como por exemplo, se o pai explicasse ao filho que a Carla Perez era a atual "fulana gostosona", mas quando ele era criança.

    Meu avô me contava umas histórias de prostitutas com quem ele transou quando tinha 18 anos... Deixa pra lá. Enfim, quero dizer que entendi tudo que ele contou depois de algumas comparações com mulheres da minha época... Deixa pra lá de novo rsrs

    Quero dizer, não é pra levar as regras ao "pé da letra". Dá pra abrir algumas exceções heheh

    Valeu pelos comentários Camila, abraços!

    ResponderExcluir