![]() |
| Nesta animação você encontrará dos menores aos maiores entes conhecidos e estudados pela Física. |
Em 2010 estava buscando portais com jogos em Flash, um de meus vícios no computador. Não lembro exatamente em que mês. Acabei me deparando com uma página horrível: jogos ruins, aparência ruim, navegação ruim. Mas fiquei navegando pacientemente. Quando quis desistir, pensei em fuçar uma última lista de animações hospedadas por aquele site.
Para minha surpresa, encontrei esta animação. E o melhor é que fizeram-na em português do Brasil também. Para visualizá-la basta ter um navegador com Adobe Flash Player instalado e um pouco de paciência para que ela seja carregada. Quando iniciar, clique no botão “Play”. Para visualizar todos os elementos físicos mostrados nela, clique no botão deslizante (um quadrado azul) e arraste-o para os lados. Quanto mais à esquerda, menores os entes físicos. Quanto mais à direita, maiores. Os limites são as Cordas e o Universo (do menor ao maior).
Créditos aos irmãos Cary Huang e Michael Huang pela animação e a Kevin MacLeod pela música.
[ATUALIZADO] Ainda não recebi resposta dos irmãos Huang sobre eles permitirem ou não que coloque esta animação em meu blog. Vou arriscar. Admito que entendo muito pouco, para não dizer quase nada, sobre o que pode e não pode ser feito na internet; preciso me inteirar mais sobre a neutralidade da rede, dentre outras coisas. Caso prefira visualizar a animação original, acesse-a no portal htwins.
Aproveito para pedir a todos os visitantes que comentem neste blog. Caso você não se sinta à vontade para comentar, faça uma breve avaliação clicando na reação que mais se aproxima do que sentiu ao ler este post. Tais avaliações contribuem para melhorias nas futuras publicações deste blog.
Essas avaliações estão posicionadas logo abaixo de cada post. São pequenas caixas com 6 possiveis descrições laterais: Excelente, Cômico, Interessante, Polêmico, Ruim, Sei lá...
Basta clicar numa única opção, somente uma vez. Levará menos que um décimo de segundo. ;)

É verdade, é uma animação muito legal mesmo. Chega até a ser "sinistro" chegar nos limiares de tamanho captáveis pelo ser humano.
ResponderExcluirTalvez nem captável, mas dedutível. O cara que fez essa animação tem a minha admiração.
Animação perfeita!!! Só não gostei porque não consegui ver a CN Tower... Hehehe
ResponderExcluirE ainda tem gente que se acha o poderoso, o bambambam, o centro do universo. KKKK.
ResponderExcluirparabens curti o bagulho...
ResponderExcluirótima animação
ResponderExcluirobrigado gabriel,por postar esta animação em português,ja que tinha visto ela no tecnomundo,com sua versão original em inglês.Li seu comentário,e agora vendo ela em português,tudo se tornou mais interessante....mesmo não entendendo bulhufas sobre algumas das medidas de espaço!!! ashushahuus
ResponderExcluirme senti insignificante... é incrível, é assustador, é deprimente, é fantástico, é insano, é lindo...
ResponderExcluirAdorei :D
ResponderExcluirqueria muito o código html para colocar no meu tumblr, com os devidos créditos é claro (:
ResponderExcluirEi anonimo auahahauha o primeiro anonimoa cima de mim!
ResponderExcluircara penso mesmo que voce
"me senti insignificante... é incrível, é assustador, é deprimente, é fantástico, é insano, é lindo... "
eu queria ter o tal poder de viaja diante galaxias e eu aposto que tem algo bem maior que uma galaxia mesmo para agente sendo uma grande coisa! Sempre existem coisas maiores ou seja DEUS deve ser gigantesco,nao e golossal! ajente mal consegue ver o pé dele .
Sensacional....
ResponderExcluirEu fiquei maravilhado com essa animação...
Simples e genial ao mesmo tempo, alem é claro de nos colocar no nosso devido lugar no universo, ou seja no canto de uma galaxia qualquer perdida por ai...
Eu achei espetacular, muito obrigado por traduzi-la, e postar nesse ótimo blog.
ResponderExcluirolha o que deus criou... não tem explicação.
ResponderExcluirMuito bom, divulgação da ciência é algo realmente louvável.
ResponderExcluirPessoas como você tornam a net em algo melhor do que as pessoas em geral podem imaginar...
Uma ótima ferramenta para se conhecer as escalas das inúmeras coisas que existem no universo.
ResponderExcluir