quarta-feira, 8 de junho de 2011

Submachine 1: The Basement



Sou um daqueles que gostam de jogar no computador. Dentre os jogos eletrônicos que mais gosto, estão os chamados point-and-click games, algo como "jogos de apontar e clicar", sendo que todos que conheço são em Flash. Nessa categoria de games você deve utilizar o mouse como controle. Basta apontar para um objeto ou lugar na tela do jogo e clicar para ver se algo acontece. A característica mais presente na maioria deles são os desafios. Tudo bem que existem jogos para todos os níveis, contudo a maioria dos que joguei apresentavam um nível de dificuldade altíssimo, de modo que foram parecendo mais fáceis somente depois  que joguei muitos games desse tipo.

Há um estúdio polonês chamado Pastel Games, fundado em 2004, cujos proprietários e co-fundadores são Mateusz Skutnik e Karol Konwerski. Aquele foi o criador da série de jogos conhecida como Submachine, uma das mais famosas e jogadas no mundo inteiro. E é sobre ela que trata este post!

A saga de Submachine começou em setembro de 2005, quando Skutnik lançou o primeiro jogo da série. Na época não havia menu e a dificuldade era razoável. Quero dizer, até que era fácil. De lá para cá foram publicadas mais 3 versões do primeiro Submachine, totalizando 4.

A que apresento neste post é a quarta versão do primeiro Submachine. Foi lançada em junho de 2008, com erros corrigidos e mais rica em detalhes, além de consideravelmente mais difícil que a primeira versão.

Para jogar, basta utilizar o mouse e resolver os quebra-cabeças. Suponho que os jogadores levarão de 15-25min para resolver tudo, caso estejam jogando pela primeira vez esse tipo de jogo. São 1,5MB para carregar a animação. Qualquer dúvida, comente abaixo que ajudarei no que for preciso. Já consegui finalizar todos os jogos da série até agora! ^^


Caso você queira ler mais detalhes sobre Mateus Skutnik, sobre o estúdio Pastel Games e todos os trabalhos relacionados, acesse o blog Pastel Stories. O visual é limpo e agradável, os textos são muito bacanas e está em vários idiomas, menos português. O que não é um grande problema, já que existe o Google Tradutor heheh. [Leia mais abaixo]



Pretendo colocar toda a série Submachine aqui no blog. Para evitar que os jogadores se chateiem, traduzirei todos os textos, de cada jogo, neste espaço logo abaixo. Será uma tradução livre. Se alguém quiser propor uma tradução melhor, aceitarei numa boa. =)


Neste jogo há um único texto disponível:


No verão passado eu fui acampar sob a grande cachoeira de Kent. Eu acho que essa foi uma grande viagem para mim, no entanto, algumas pessoas não entendem. o porquê. Bem, eu perdi meu braço esquerdo. Mas que diabos, eu descobri que tinha um terceiro braço: o invisível! Desde então eu comecei a aprender a usar meu braço karma, e logo minhas habilidades eram as de um mestre. Não foi uma surpresa para mim quando as pessoas começaram a virar as costas para mim, pois eu era considerado um louco e mentalmente doente. Engraçado, eu não posso dizer a eles a verdade. Seria como explicar a possibilidade de viagens espaciais para um peixinho dourado. Então, eu estou apenas tentando [FIM DA MENSAGEM]

4 comentários:

  1. Não curto muito esse estilo de joguinho, "point and click", mas fico feliz de saber que blog não acabou :)

    ResponderExcluir
  2. Como foi dito em outros posts neste blog, ele serve como um backup de coisas que acho interessantes. O objetivo não é atrair muitos visitantes.

    Mais recentemente, passou a servir como um espaço para amigos publicarem textos.

    O TextoBrando não precisa ser lido. Precisa ser escrito. ;)

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que não vai acabar. E gostei da resposta final.

    Só uma coisa, eu gostava mais do layout anterior. Aquele com umas fotos no início (que são postagens na verdade). Mas esse faz jus ao nome do blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço esses joguinhos. Eu adoro o cenário e a trilha sonora também. E o bacana que tem uma história que envolve todo o jogo, não é apenas clicar. Ah! E não é violento, eu detesto violência, até a mais "ingênua" dos jogos eletrônicos.

    ResponderExcluir