quarta-feira, 11 de abril de 2012

Músicas de ontem, músicas de hoje

Capa de um livro cujo título
é Tomorrow Never Knows.
De vez em quando sonho com alguma coisa interessante. A maioria das pessoas tiram sarro de meus delírios oníricos, mas continuo dando atenção a eles por serem muito... Reveladores. Em meu último sonho digno de atenção, percebi que há uma música dos Beatles muito parecida com uma música dos Chemical Brothers.  Acho que é desnecessário fazer qualquer apresentação dos dois. Vou direto às semelhanças. 

Tudo bem que são da Inglaterra. Tudo bem que a música dos Chemical teve uma parceria com um admirador dos Beatles: Noel Gallagher. Tudo bem que... Sei lá, as músicas se parecem. Ouçam-nas! 

Esta é Tomorrow Never Knows, dos Beatles (John Lennon, sempre me surpreendendo). 


Esta outra é Setting Sun, dos Chemical Brothers, que escuto vez ou outra (dentre outros artistas da música) para me lembrar que música eletrônica também é boa. 


Alguém aí sabe explicar se há algum motivo para a semelhança entre as duas? Foi por acaso? Estou ficando louco e não há qualquer semelhança entre elas? 

Seja lá como for, acabei encontrando uma versão atual de Tomorrow Never Knows, excelente! O nome da artista é Alison Mosshart. Utilizaram-na no filme Sucker Punch. E o mais engraçado é que... Eu passei o final de semana pensando nessa música. Talvez o sonho seja consequência do último final de semana. Escutem: 

3 comentários:

  1. Curiosidades sobre a Música:
    . Ela possui em toda sua extensão apenas a nota Dó numa só batida.
    . "Tomorrow Never Knows" não entraria nem como single na época que foi criada (Disco REVOLVER) de Fev 1966 porém, graças a insitência de George Martin e Lennon, este último o criador da letra e melodia, tornara-se última faixa do disco.
    . Ringo Star, baterista dos Beatles, declarou que seria uma das piores músicas da banda."-John estava doidão e na onda do Paz e Amor psicodélico"
    . Paul McCartney revelou anos depois que Revolver era pra ser um disco duplo com o antecessor (Rubber Soul) NOV 1965 e que graças a Tomorrow, essa ideia foi por água abaixo devido a musica não ter sentido algum.
    . Paul estava errado!

    A Genialidade das Musicas dos Beatles está na Simplicidade de suas Canções, tal feito explicito com exagero nesta canção.
    E a comparação do Gabre é perfeita com uma banda recente, muito boa por sinal, que copiou o ritmo e estilo de outra, 45 anos depois.
    Excelente percepção, adorei o Post.

    ResponderExcluir
  2. É engraçado saber essa do Paul, porque ele criou muitas músicas sem conexão alguma depois que os Beatles terminaram, como Monkberry Moon Delight.

    Não conhecia esses detalhes sobre a música. Engraçado, ela é tão bonita. Gosto muito dela. Lembro até que gostei, ainda criança, justamente por ser uma música muito esquisita. Ela me fazia lembrar Rain (outra música que dá pra encontrar no Beatles Volume 2, se não me engano).

    ResponderExcluir
  3. A segunda música, dos irmãos químicos, tem bastante semelhança na batida com a "Marcelo never dies". O ritmo é bem interessante, mas eu gostei mais da versão dos irmãos químicos.

    E que bom que o Texto-obrando não morreu :)

    ResponderExcluir