quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Uma preciosa lição

O Brasil é muito maior
do que um "pingente".
Um dos aspectos mais grotescos das eleições 2010 foi a ridícula tentativa, realizada por algumas pessoas que apoiavam a oposição, de transformar a imagem de nossa atual presidenta Dilma (na época candidata) em algo relacionado a "movimentos satanistas".

Eu sei que muitos alienam seus atos e responsabilidades a seres místicos ou sobrenaturais, mesmo hoje em dia, o que tende a acontecer menos. Apesar de já ter sido uma prática comum entre os antigos, os medievais e os modernos, no século XX houve uma inversão de valores e comportamentos. Uma dessas viradas foi a bandeira de pensadores existencialistas, que defendiam que cada sujeito deveria assumir as consequências de seus atos, ao invés de culpar Deus, Diabo, gnomos, duendes, anjos, demônios etc.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Especial Brinquedos Geek – Quebra-cabeças de Combinação (parte 2)

Família de cubos de movimento.
Este post também poderia ser intitulado "V-Cubos", mas por se tratar de uma sequência, ficou como está. Continuamos, portanto, nosso especial sobre quebra-cabeças de combinação com os V-Cubos (V-Cubes). Receberam este nome por causa de seu inventor, Panagiotis Verdes, um grego engenheiro de agrimensura. Isto é, "V" de Verdes. Todos são produzidos por sua companhia, Verdes Innovations SA. 

O mais interessante nesses brinquedos é o número de fileiras em cada face do cubo. Embora a empresa fabrique as versões de cinco, seis e sete fileiras por eixo, a tecnologia desenvolvida pela empresa pode elevar esse número até o cubo 11x11x11. Já vimos na primeira parte que os créditos da invenção do cubo Mini Cubo pertencem a Larry Nichols, enquanto os do Cubo Mágico a Ernő Rubik e os do Cubo Mestre a Péter Sebestény. Mas o sr. Verdes descobriu a receita para ampliar estes cubos! 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como transformar seu isqueiro numa motoca

Isqueiros podem servir
para outras coisas.
Este truque vem se espalhando rapidamente pela rede. Achei muito interessante e decidi publicá-lo aqui também. O sujeito que realizou tudo provavelmente mora na China, visto que o manual original está em totalmente em caracteres chineses. Mas como tudo na web rapidamente se espalha, encontrei um vídeo-tutorial em inglês. Aproveito para publicar também apenas as imagens do “folheto”. 

Apesar do manual em chinês, acredito que todos entenderão olhando apenas para as imagens. Se você é daqueles que usa isqueiro apenas para "obrigar" os outros a fumarem passivamente, aproveite para fazer isso junto a seus filhos, sobrinhos ou netos e mostre que tem algo mais dentro de você além da nicotina. =D

O vídeo-tutorial em inglês encontra-se no final. Muito bacana! ^^ 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma Breve História de Quase Tudo

Quase tudo, não é muito.
Vasculhando pelo meu baú de informações digitais (mais conhecido como HD Externo) encontrei este pequeno vídeo muito divertido chamado A Brief History of Pretty Much Everything. Como sugere o nome, conta uma breve história de quase tudo, com um detalhe que realmente é o chamativo: tudo no vídeo foi desenhado na beirada de um caderno escolar.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Universo Conhecido

A Via Láctea é menor que
um grão de poeira quando
comparada ao Universo.
Lembram-se do vídeo Star Size Comparison? Todos aqueles planetas e estrelas pertenciam à Via Láctea. Ou seja, embora fossem corpos gigantestos, eram parte de um sistema em comum: nossa própria galáxia. E se fosse possível visualizarmos corpos maiores do que aqueles? 

Trago mais uma vez um vídeo sobre Astronomia, intitulado The Known Universe (O Universo Conhecido). Este foi realizado pelo American Museum of Natural History (AMNH – Museu Americano de História Natural), cuja publicação se deu em 2009. No momento em que assisti a este vídeo (ainda naquele ano), não fizera nem um mês que havia assistido ao Star Size Comparison. Garanto: este é mais apaixonante que o anterior. 


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O CARA DA INFORMÁTICA

Ele cuida de seu computador,
mas também é gente.
Tenho amigos e parentes que trabalham com TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação. Normalmente dizemos que tais profissionais trabalham com informática, por ser mais fácil. Alguns preferem retirar o "C" de "TIC", para que os clientes não pensem que são profissionais com alguma doença.

Então, navegando por aí, achei este pequeno texto intitulado “O CARA DA INFORMÁTICA”. Não encontrei seu autor, mas suponho que ele tenha escrito cada tópico como um desabafo. Portanto, é com esta sequência de reclamações que deixo minhas saudações a todos que trabalham com “TICs” hehehe =D. 


domingo, 16 de janeiro de 2011

Especial Brinquedos Geek: Quebra-cabeças de Combinação (Parte 1)

Cubos de movimento viraram a febre
em brinquedos a partir da década de 80.
Inicio uma nova categoria especial sobre brinquedos geek. A razão de fazer algo destacado é englobar um gênero de brinquedos com suas, digamos, “espécies”. As descrições serão bem maiores e detalhadas do que na categoria convencional, visto que pretendo mostrar um pouco da história do brinquedo escolhido e também por ser um grupo diferenciado. 

O gênero escolhido para começar são os “Quebra-cabeças de Combinação”, também chamados de “Quebra-cabeças de movimento sequencial”. O principal representante deles é o Cubo de Rubik (Rubik’s Cube) ou Cubo Mágico (Magic Cube), que recebeu esse nome por causa de seu inventor, o húngaro Ernő Rubik. Inicialmente chamava-se apenas Cubo Mágico, mas uma velha empresa de brinquedos chamada Ideal Toy (cujo nome não existe mais e atualmente pertence à Mattel) comprou a patente da invenção e mudou seu nome, popularizando a versão “Cubo de Rubik”. 


sábado, 15 de janeiro de 2011

Pessoas são deslumbrantes!

Esportes fascinam a todos!
Sou apaixonado por esportes e não alimento preconceitos no que diz respeito aos esportes radicais. Na verdade, tenho muita vontade de praticar alguns aqui no Ceará. Na cidade de Quixadá, para ser mais específico. Lá é a terra dos monólitos, ideal para vários esportes radicais, como rapel, trilhas, escaladas, voo livre com asa delta ou parapente etc. Entretanto, admito que no momento pratico mesmo só natação e caminhada. =D

O vídeo seguinte mostra algumas proezas realizadas com vários esportes, incluindo os radicais. Tentei traduzir o título do vídeo, que traz AWESOME (terrível, pavoroso), mas na verdade quer dizer o contrário (algo como incríveis, fascinantes). Coloquei o deslumbrante mesmo. Até o Kaká aparece no vídeo, num momento em que faz embaixadinhas com duas bolas, uma em cada perna. Ótimo vídeo! 


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Você conhece o SPORE?

Marca registrada do SPORE.
Quando Carl Sagan elaborou sua série Cosmos, uma das mensagens mais interessantes foi dita logo no primeiro episódio, ao afirmar que estávamos no limiar da autodestruição por motivos políticos. Ele estava se referindo à Guerra Fria, quando havia o risco de que uma nova guerra mundial iniciasse, com a ameaça de armas nucleares sendo o pior temor daquele período histórico. Em meio àqueles eventos, o físico dizia que uma espécie inteligente, em qualquer lugar do Universo, autodestruiria-se antes mesmo de conseguir atingir o estágio espacial de seu desenvolvimento e explorar outros planetas. 

Não foi uma afirmação leviana. Ele receava que nós estivéssemos passando por esse estágio de nosso desenvolvimento, contudo enxergava na Guerra Fria nossa autodestruição. Foi assim que usou todos os recursos que estavam ao seu alcance para despertar em todos nós uma nova consciência sobre o mundo e nosso modo de lidar com ele. Felizmente não cometemos esse erro ainda, e a importância de cuidar de nosso planeta é cada vez menos latente e mais sensível a todos nós. 


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Pálido Ponto Azul

Nosso querido e "pálido ponto azul".
Em 1994, inspirado por uma fotografia da sonda Voyager 1, Carl Sagan escreveu o livro Pale Blue Dot (Pálido Ponto Azul). Em 1996, durante uma conferência, falou sobre a imagem. Hoje em dia há um pequeno vídeo daquele discurso no canal CarlSaganPortal, do YouTube. O vídeo mostra a foto, mais a música e algumas imagens da série Cosmos, com a voz de Carl Sagan ao proferir seu discurso. 

Dez anos depois, em 2006, Al Gore lança seu premiado documentário An Incovenient Truth (Uma Verdade Incoveniente), no qual utiliza a mesma fotografia da Voyager 1 para mostrar a importância de cuidarmos de nosso Planeta. Assista a seguir ao vídeo Pale Blue Dot legendado e editado. Mais abaixo, o original do canal CarlSaganPortal, com legendas.


O que exatamente é um doutorado?

Estudar muito:
é preciso, preciso e preciso.
Antes de mais nada vou explicar os três "precisos": 1) de precisão, certeza; 2) é necessário; 3) de "eu quero estudar muito". Este texto é uma reprodução do original, publicado no site Gizmodo Brasil

"Sempre que as aulas começam, eu explico para uma nova fornada de estudantes atrás de um título de doutorado o que isso realmente significa. É difícil de explicar em palavras, então eu uso desenhos para me ajudar. Imagine um círculo que contém todo o conhecimento humano: 


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O BASE Jumping de Guillaume Nery

Dean's Blue Hole, nas Bahamas.
Quando falamos em BASE Jumping, referimo-nos a saltos radicais. O próprio nome “BASE” é uma sigla que significa Buildings, Antennae, Spans and Earth – Prédio, Antena, Vãos (ou pontes) e Terra (ou penhascos). Quer dizer, um tipo de esporte ao ar livre. Mas Guillaume Nery fez algo diferente. Ao invés do ar livre, praticou seu pulo ao “mar livre”. 


Afina de contas, para que lado gira a mulher?

A ilusão da Dançarina Giratória.
Não é novidade alguma que existe uma ilusão na internet de uma mulher que será vista girando para a esquerda se você estiver usando mais o lado direito do cérebro, e vice-versa. Tal animação, chamada de The Spining Dancer (A Dançarina Giratória) foi produzida pelo japonês designer em Flash Nobuyuki Kayahara, publicada online por ele mesmo em 2003. Mas será verdade que a mulher gira para os dois lados? Ou não passa de mais um engana-bobos? 

Eis que Nikolaus F. Troje e Matthew McAdam – professores do Departamento de Psicologia da Queen’s University em Kingston, Ontário, Canadá – fizeram um estudo, publicado online em 14 de novembro de 2010, a respeito dos efeitos da animação nas pessoas. Eles realizaram testes com 24 participantes, concluindo que o lado para o qual a mulher gira dependerá do ângulo de visão. 


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Joaozinho 1

Joaozinho aprontando na sala de aula.
ATENÇÃO: Esta é uma piada de "Joaozinho" com palavreado chulo e imagens que podem agredir aos sensíveis. Se você é contra esse tipo de conteúdo, interrompa a leitura aqui mesmo. 

Um dia a profesora mandou os alunos irem ao quadro negro, um de cada vez. O primeiro deveria desenhar um objeto e o seguinte acrescentar algo que resultasse em um novo objeto. Juquinha foi o primeiro: 


domingo, 9 de janeiro de 2011

Comparação do tamanho das estrelas

A que dimensões pode
chegar uma estrela?
Este não é um título original. Na verdade é a tradução do título de um vídeo que assisti no primeiro semestre de 2009 (em junho se não me engano) chamado Star Size Comparison. Se você acha que sua cidade é muito grande ou que sempre descobre algo novo quando passeia por ela, reconsidere: talvez sua cidade seja apenas um átomo comparada ao que verá neste vídeo. 


Vulcões da Terra vistos do espaço

Implacável Krakatau.
Apaixonado que sou pelas manifestações da natureza, decidi começar uma nova série de postagens sobre elas. Iniciarei pelo meio-termo: nem tão longe, nem tão perto. Quero dizer, mostrarei aqui alguns vulcões de nosso querido planeta com um detalhe: todas as fotos foram tiradas do espaço. 

Alguém poderia perguntar: “Por que um post sobre vulcões da Terra”? A resposta é muito simples: existem vulcões em outros planetas, tanto do Sistema Solar quanto fora dele. Pretendo mostrar algumas fotos deles no futuro, sejam reais ou artísticas. Todas as imagens mostadas aqui neste post (clique nas legendas para ampliá-las), assim como suas descrições, são do Earth Observatory, da Agência Espacial Americana (NASA). 

sábado, 8 de janeiro de 2011

Esquisitões: Gostar ou não gostar?

Pensar versus Brutalizar.
Outro dia me deparei com uma tirinha muito interessante sobre caras que são cheios de amigas mas não conseguem pegar nenhuma delas. Depois de ler, recordei de uma música d’Os Seminovos que tratava do mesmo assunto (na verdade, quase o mesmo assunto), porém com um olhar diferente. 

Enquanto a tirinha mostra um possível lado negativo desse tipo de pessoa, a música mostra o que esse mesmo cara tem de melhor. Bem, a canção é sobre nerds como fodões e a tirinha é sobre, digamos, nerds bobões. Pessoalmente gosto mais de viver com a interpretação da música à da tirinha. Afinal de contas, viver a vida implica tantas coisas diferentes que não dá para apontar um único elemento e bater o martelo para afirmar: "ISTO É VIVER!"


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Estranho Fruto Pré-Histórico

Coco de Mer.
Não estou falando do Jardim do Édem, nem sequer da maçã. A imagem vista acima é do maior fruto do mundo, o coco-do-mar (Lodoicea Maldivica). Produzido por uma palmeira das Ilhas Seychelles, no Oceâno Índico, este fruto assemelha-se a uma bunda feminina de quat... Vista por trás, e com o púbis em uma das faces. Em alguns casos, até com “pelinhos”. 

Sendo mais preciso, ele é nativo da ilha de Praslin. O lugar onde floresce é um patrimônio Mundial da UNESCO, por ser uma floresta pré-histórica. Lá fica o Vale de Mai, onde cultivam a fruta e, ademais, podem ser encontrados outro exemplares exóticos, como cafezais silvestres, arbustos de pimenta da Jamaica, ananás (abacaxi) silvestre. 

Você conhece o Be-a-Byte?

Logotipo da home do Be-a-Byte.
O avanço científico-tecnológico é notável, implacável e necessário. Como já havia dito em outro post, não adianta acumularmos tanta informação sem a criatividade e o trabalho para transformar o mundo. E isso se aplica também às Tecnologias da Informação e Comunicação.

Embora o uso de computadores e da internet seja atualmente mais difuso e acessível do que há alguns anos atrás, muitos ainda não conseguem tirar bom proveito dessas tecnologias por falta de tempo ou orientação adequada. ...Apesar dos que não gostam de computadores.

Não seja por isso. Existe um site – ainda engatinhando – de conteúdo excelente e TOTALMENTE GRATUITO chamado Be-a-Byte. E já comecei a fazer meu curso de informática por lá.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Curta Metragem 1

A dama de Nuit Blanche.
Inicio uma nova categoria deste blog mostrando aqui mesmo curtas metragens interessantes. Alguns podem se perguntar: “Por que não um longa metragem”? O motivo é que além de ser muito grande para ser assistido no próprio blog, a maioria dos longas (talvez todas) está protegida por Copyright, de modo que eu precisaria pagar para colocá-los aqui. 

Nosso primeiro será Nuit Blanche, um curta de 5min. 


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

É muita informação

Parte do mapa geológico da Terra.
A maioria das pessoas que existem e participam do mundo reconhecem como o desenvolvimento científico e tecnológico é importante e como ele afeta nossas vidas (às vezes algumas pessoas parecem não existir, apesar de viverem). Buscamos estender nossa compreensão de mundo para além do aqui e agora, sendo essa uma das principais características humanas. 

Contudo, uma notícia recente nos leva a pensar novamente a importância da criatividade e ação humana. Não em qualquer sentido, mas naquele capaz de transformar o mundo pelo ato, pelo fazer, pelo agir. Em suma, pelo trabalho. 

Um grupo internacional de cientistas já está tentando recriar tudo o que acontece na Terra por meio de um simulador, batizado como Living Earth Simulator (LES, ou Simulador da Terra Viva). 

domingo, 2 de janeiro de 2011

Brinquedos Geek 1

O "brinquedo" inspirador de Einstein.
Inicio este blog com um assunto simples e cuja continuação é inevitável. Por isso o título contem (preciso me acostumar com o novo VOLP) uma numeração. 
 
Existem alguns brinquedos que eu gostaria de ter um dia. Não são exatamente para crianças. Porém se uma criança gostar de algum brinquedo assim, certamente não será daquelas que normalmente encontramos por aí. Orgulhe-se por conhecer uma dessas, pois ela não diferenciará muito de Einstein. 

Começando

Fogos durante a virada 2010/2011
em Fortaleza, na Praia de Iracema.
(Fortaleza, Ceará, Brasil) Este blog foi criado no dia 01/01/2011, por volta de 1h30min. Isto é, logo após a virada de ano novo. Já faz muito tempo que venho pensando em criar um blog, acho que mais de dois anos. Mas não planejei como iniciá-lo. Eu já tinha deitado pra dormir quando me veio o impulso repentino de levantar da cama e fazê-lo.