![]() |
Parte do mapa geológico da Terra. |
Contudo, uma notícia recente nos leva a pensar novamente a importância da criatividade e ação humana. Não em qualquer sentido, mas naquele capaz de transformar o mundo pelo ato, pelo fazer, pelo agir. Em suma, pelo trabalho.
Um grupo internacional de cientistas já está tentando recriar tudo o que acontece na Terra por meio de um simulador, batizado como Living Earth Simulator (LES, ou Simulador da Terra Viva).
![]() |
Terra/Cérebro humano. |
Sabe-se hoje em dia que o Produto Interno Bruto (PIB) não é o melhor medidor do bem-estar social e felicidade de uma nação. Atualmente recorre-se a outro medidor, considerado mais eficiente para tal fim, chamado de Felicidade Interna Bruta. Enquanto o PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período, a FIB indica que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana engloba crescimento material e espiritual, completando-se e reforçando-se mutuamente.
![]() |
Manhã no Oeste e noite no Leste. |
Ele ainda afirma que a tecnologia necessária para tal projeto só estará disponível dentro de mais uma década, mas que já demos passos significativos para que seja colocado em prática, como o mapa geológico digital, a computação em nuvem e o desenvolvimento da web semântica.
Neste ponto chegamos ao que interessa e que tinha sido apontado no começo deste texto: a criatividade e o trabalho humano. De que adianta tanta informação se não soubermos o que fazer com ela? O próprio Helbing argumenta que sabemos o suficiente sobre os problemas do mundo, mas “(…) não tomamos nenhuma medida a partir das informações que temos”.
![]() |
O Homem Vitruviano (da Vinci) |
Ao menos nesse aspecto a ciência acaba de contribuir para que velhas discussões filosóficas sejam renovadas e destacar a importância da Filosofia nas ações humanas.
Referência: Inovação Tecnológica.
Isso realmente é o que se pode chamar de MUITA INFORMAÇÃO. E de uma ousadia e visão fantásticas!
ResponderExcluirImagino como isso será desenvolvido e organizado. E imagino que informações certos países (ex. USA, Irã, Israel) irão disponibilizar de seus governos para o auxílio desse empreendimento.