terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Afina de contas, para que lado gira a mulher?

A ilusão da Dançarina Giratória.
Não é novidade alguma que existe uma ilusão na internet de uma mulher que será vista girando para a esquerda se você estiver usando mais o lado direito do cérebro, e vice-versa. Tal animação, chamada de The Spining Dancer (A Dançarina Giratória) foi produzida pelo japonês designer em Flash Nobuyuki Kayahara, publicada online por ele mesmo em 2003. Mas será verdade que a mulher gira para os dois lados? Ou não passa de mais um engana-bobos? 

Eis que Nikolaus F. Troje e Matthew McAdam – professores do Departamento de Psicologia da Queen’s University em Kingston, Ontário, Canadá – fizeram um estudo, publicado online em 14 de novembro de 2010, a respeito dos efeitos da animação nas pessoas. Eles realizaram testes com 24 participantes, concluindo que o lado para o qual a mulher gira dependerá do ângulo de visão. 



Seus estudos levaram à realização de um vídeo e uma figura que simplificam brilhantemente os dados coletados.


Segundo a descrição (traduzido e adaptado do pouco inglês que entendo), 

O filme demonstra a ambiguidade da profundidade da silhueta no centro, que pode ser interpretada de duas maneiras. As duas interpretações diferem na ordem percebida das superfícies do corpo em profundidade, como pode ser visto na figura abaixo. A coluna da esquerda ilustra a interpretação na qual nós olhamos para as costas da figura do primeiro quadro (por cima). Como consequência, a figura gira em sentido horário enquanto seguimos a sequência de quadros (de cima para baixo), e nós olhamos para ele de um ponto de vista ligeiramente elevado (10 graus). Na figura da direita ilustramos a outra interpretação. Nós olhamos para a frente da figura no primeiro quadro, a figura gira no sentido anti-horário e o ponto de vista é de 10 graus abaixo [da figura]. 


Resumindo, a tendência é vermos a mulher girando no sentido anti-horário se olharmos para ela de baixo para cima; e no sentido horário, se vermos de cima para baixo. Friso: a tendência. 

Referência: Bio Motion Lab.

Um comentário: