![]() |
Cubos de movimento viraram a febre em brinquedos a partir da década de 80. |
Inicio uma nova categoria especial sobre brinquedos geek. A razão de fazer algo destacado é englobar um gênero de brinquedos com suas, digamos, “espécies”. As descrições serão bem maiores e detalhadas do que na categoria convencional, visto que pretendo mostrar um pouco da história do brinquedo escolhido e também por ser um grupo diferenciado.
O gênero escolhido para começar são os “Quebra-cabeças de Combinação”, também chamados de “Quebra-cabeças de movimento sequencial”. O principal representante deles é o Cubo de Rubik (Rubik’s Cube) ou Cubo Mágico (Magic Cube), que recebeu esse nome por causa de seu inventor, o húngaro Ernő Rubik. Inicialmente chamava-se apenas Cubo Mágico, mas uma velha empresa de brinquedos chamada Ideal Toy (cujo nome não existe mais e atualmente pertence à Mattel) comprou a patente da invenção e mudou seu nome, popularizando a versão “Cubo de Rubik”.
![]() |
Um dos quebra-cabeças mais desafiadores para adultos. |
Inventado em 1974, existem vários modelos, a maioria deles feitos de plástico. Mas o original é o 3x3x3, nas seguintes cores sólidas: branco, vermelho, azul, laranja, verde e amarelo – alguns substituem a cor laranja por roxo ou rosa. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo (mais de 350 milhões de unidades vendidas ao redor do globo). O primeiro de todos foi realizado em madeira, cada lado sendo pintado com tinta. A intenção de Rubik era ilustrar a terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura – imaginem só, Einstein já falara da quarta dimensão, e o mundo ainda se esforçava para ensinar aos alunos de graduação o que era a terceira.
Na verdade, antes dele um químico de Massachusetts chamado Larry Nichols havia criado e patenteado um cubo 2x2x2 (atualmente conhecido como Pocket Cube ou Mini Cube), cuja intenção era misturá-lo e depois unir novamente as faces de mesma cor. Após a popularização do Cubo de Rubik, alguns problemas de patente causaram um pouco de dor de cabeça aos advogados da Ideal Toy. Entretanto decisões judiciais de 1985 consideraram que os brinquedos eram diferentes um do outro e que somente a versão de bolso do Cubo de Rubik (a 2x2x2) infringia a patente de Larry Nichols, resolvendo a questão de um quadrado ou dois a mais.
![]() |
Resolvendo o desafio em apenas 6 segundos (não tem erro). |
Existem jogos de computador cuja única função é divertir os usuários viciados em brincar com o Cubo de Rubik. Neles é possível escolher o número de quadrados em cada face, embaralhá-lo e depois resolvê-lo com a ajuda do mouse ou atalhos no teclado. Ganha-se o jogo quando todas as faces estiverem cada uma com uma cor. Igual ao original, porém em versão digital. Basta procurar em qualquer site de downloads e escolher o seu.
De todos os cubos e variantes ao Cubo de Rubik, os únicos que eu mesmo já consegui resolver foram os cubos 2x2x2 e 3x3x3. Acima disso, só tentei. Tinha os dois em casa, mas quebraram. Resta-me comprá-los novamente e, se possível, comprar todos os outros modelos. Obviamente o ócio é necessário para se brincar ou treinar com qualquer um deles. Mas não é motivo para ninguém se sentir culpado em utilizar o tempo livre para quebrar a cuca com tais artefatos, visto que é um dos melhores exercícios do mundo para o cérebro e a destreza com as mãos e os dedos. Ademais, cansa pra caramba resolver qualquer um deles!
![]() |
Mesas inspiradas no Cubo de Rubik. |
* O número mínimo de movimentos para resolver qualquer Cubo de Rubik é 20. Isso só foi provado em 2010, com a ajuda de matemáticos, um programador e um engenheiro do Google. Foram utilizados os supercomputadores da empresa para processar os dados.
* Existem 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis do brinquedo (nem sei se dá para pronunciar ou escrever por extenso esse troço numeral). Em notação científica, ≈ 4,33 × 1019. Mas não se impressione com esse valor. Espere até ver o do terceiro cubo abaixo.
* O menor tempo para solucionar o Cubo de Rubik foi alcançado pelo australiano Feliks Zemdegs em 2010, que levou somente 6,77 segundos para solucioná-lo.
![]() |
Mapa Mundi num Cubo de Rubik. |
Qualquer um dos modelos abaixo pode ser comprado no site Mefferts. Entretanto, exponho outras lojas onde eles podem ser adquiridos.
1) O Cubo de Rubik (Rubik’s Cube)
![]() |
Cubo de Rubik embaralhado. |
– Ora, toda a descrição já foi feita acima. Só posso acrescentar que existe o Rubik’s Official Website!.
– Nível de perícia exigido: 3.
– Vídeos no YouTube de como solucioná-lo (em nove partes + extra): Parte 1 / Parte 1b / Parte 2 / Parte 3 / Parte 3b / Parte 4 / Parte 5 / Parte 6 / Parte 7 / Extra.
– Onde comprar: Qualquer camelô “lá do centro” vende hoje em dia. Mas se você quiser comprar um original pela internet, sugiro que verifique a loja do site Cubo Mágico Brasil e escolha um de sua preferência. Em todo caso, eis uma sugestão minha (retirada da própria loja). Mas se preferir, compre na loja da página oficial Rubik’s Cube (fora do Brasil). Ainda pela internet, existe um chaveirinho do Cubo de Rubik no Vat19. Mas quero repetir: qualquer camelô vende um modelo do Paraguai ou Xing-Ling por um preço bem legal.
2) Cubo de Bolso / Mini Cubo (Pocket Cube / Mini Cube)
![]() |
A invenção de Larry Nichols. |
– Também chamado de Cubo de Larry Nichols (Larry Nichols' Cube), é uma versão 2x2x2 semelhante ao Cubo de Rubik. Existem 3.674.160 combinações possíveis do brinquedo. São necessários no máximo 14 giros para se resolver o Mini Cubo. O menor tempo de solução foi de 0,96 segundo, alcançado por Erik Akkersdijk em 2008.
– Nível de perícia exigido: 2.
3) A Vingança de Rubik / Cubo Mestre (Rubik's Revenge / Master Cube)
![]() |
Cubo 4x4x4 com "tijolos" coloridos (sem adesivo). |
– Consiste num cubo 4x4x4, inventado por Péter Sebestény. Por essa razão alguns ainda o chamam de Cubo de Sebestény. Existem 7.401.196.841.564.901.869.874.093.974.498.574.336.000.000.000 combinações possíveis do brinquedo. Em notação científica: ≈ 7,40 × 1045. O número mínimo de movimentos foi calcudado somente até o cubo 3x3x3, de modo que nos resta saber apenas o tempo recorde de solução do Cubo Mestre, que foi de 31,97 segundos, alcançado por Feliks Zemdegs (o mesmo do Cubo de Rubik), em novembro de 2010.
– Nível de perícia exigido: 5.
– Vídeo no YouTube de como solucioná-lo (na verdade não é didático, mas é interessante de se ver). Já estes são didáticos e estão divididos em cinco partes: Parte 1 / Parte 2 / Parte 2b / Parte 3 / Parte 3b.
![]() |
Versão 3x3x3 para deficientes visuais. |
Muito pode ser dito sobre o famoso Cubo de Rubik e suas variantes. Entretanto o post ficaria gigantesco, cansando a leitura. Por isso dividi este especial em cinco partes. A partir da terceira veremos formas alternativas ao Cubo Mágico e, na quinta, acresentarei informações adicionais sobre todas as quatro anteriores, servindo como um acabamento para tudo o que foi dito. Estou quase terminando de escrever a quarta parte, mas postarei aos poucos, forçando visitas posteriores (heheheh).
A sequência deste especial [Brinquedos Geek: Quebra-cabeças de Combinação (Parte 2)] será dedicada a um “sub-gênero” de cubos, chamados de V-Cubos.
Até a próxima!
Eu lembro do dia que montei um cubo desse. Meu irmao ficou impressionado com a rapidez.
ResponderExcluirDepois tive um trabalhão pra colar as peças que retirei pra ninguem notar...
;)